Defendendo os interesses das empresas do comércio varejista!

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO 2017

O SINDILOJAS

SINDICATO DOS LOJISTAS DA CIDADE DE VIAMÃO

Em 17 outubro de 1991, reuniram-se na sede da Acivi (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão) alguns empresários do comercio de Viamão, formando uma comissão para a criação de um Sindicato Patronal. Na época o comercio estava sendo representado pelo Sindicato de Canoas/RS. As despesas iniciais foram rateadas entre os comerciantes. Na data de 21 de outubro de 1991, foi realizada uma reunião com contadores da cidade para solicitar aos mesmos a divulgação da idéia junto aos seus clientes.

Em 27 de novembro de 1991 é inaugurado o Sindilojas de Viamão, com sede no prédio da Acivi, Sr. Joiro Benenio Jaeger foi eleito o Presidente, juntamente com seus diretores.

No dia 20 de outubro de 1992, nova eleição foi realizada, onde assumiu a presidência do Sindilojas o Sr. Luiz Zavarize, nessa época a representatividade da classe varejista de Viamão foi muito disputada pelo Sindilojas de Canoas, mas com a força e a persistência dos empresários Viamoneses, o Sindilojas de Viamão conseguiu a representatividade definitiva.

O próximo a presidir o Sindilojas de Viamão foi o Sr. Fabio Luiz Todesco, do ano de 1996 a 2007. No ano de 1999, após a conquista de novos Associados, o Sindilojas mudou-se para um prédio alugado, deixando assim, o prédio da Acivi.

Na data de 12 de abril de 2007 assumi a presidência do Sindilojas o Sr. Túlio Luis Barbosa de Souza, onde começou uma nova gestão. Na época foram realizadas analises financeiras com objetivo de identificar a situação real da Entidade.

Após analises, por parte da Presidência e seus diretores foram realizadas algumas mudanças, como: retorno do Sindilojas para a sede da Acivi e contratação de mais uma funcionária. Tais mudanças geraram condições para se iniciar uma gestão em busca da excelência.

Nos anos de 2008 e 2009, o Sindilojas recebeu dois troféus que simbolizam a participação e a conclusão do Ciclo no Sistema Excelência de Gestão Sindical - SEGS.

Atualmente a diretoria é composta de 27 empresários eleitos para uma gestão de 3 anos. Fazem parte também da diretoria, empresários que são indicados pelo presidente e demais diretores para representarem a entidade nos bairros, levando ao conhecimento dos empresários de cada região o trabalho desenvolvido pela entidade. No total da base, existem cerca de 1.500 mil empresas do ramo de Comércio Varejista, cadastradas pelo SINDILOJAS DE VIAMÃO, as quais recebem o apoio na realização das Convenções Coletiva e Acordo Trabalhista – Dissídio, definição do Piso Salarial do Comércio, Horário do Comércio, Abertura do Comércio aos Domingos, Campanhas Institucionais, Promoções, Produtos e Serviços, etc.

- Efetivos: São os associados, pessoa jurídica que pertencem a categoria comércio varejista, podem participar das Assembléias Gerais, Diretoria da entidade, votar e ser votado e também usufruir de todos os benefícios.

- Contribuintes: São associados, empresas de outros ramos de atividade e pessoa física que se associam para ter direito a apenas a usar os benefícios, convênios, planos de saúde e demais produtos que o Sindilojas coloca à disposição dos Associados.

MISSÃO

Representar e qualificar o comércio varejista das melhores práticas em gestão, fomentando o desenvolvimento local.

VISÃO

Ser reconhecido e valorizado como entidade atuante na representação sindical e no desenvolvimento da região.

PRINCÍPIOS

Organização, responsabilidade e ética.

DIRETORIA

DIRETORIA - GESTÃO 2014/2018 -SINDILOJAS

Presidente: Valter João Cunha
1° Vice: João Cândido Pinheiro Filho