Defendendo os interesses das empresas do comércio varejista!

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO 2017

O SINDILOJAS

Em 17 outubro de 1991, reuniram-se na sede da Acivi (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão) alguns empresários do comercio de Viamão, formando uma comissão para a criação de um Sindicato Patronal. Na época o comercio estava sendo representado pelo Sindicato de Canoas/RS. As despesas iniciais foram rateadas entre os comerciantes. Na data de 21 de outubro de 1991, foi realizada uma reunião com contadores da cidade para solicitar aos mesmos a divulgação da idéia junto aos seus clientes.

Em 27 de novembro de 1991 é inaugurado o Sindilojas de Viamão, com sede no prédio da Acivi, Sr. Joiro Benenio Jaeger foi eleito o Presidente, juntamente com seus diretores.

No dia 20 de outubro de 1992, nova eleição foi realizada, onde assumiu a presidência do Sindilojas o Sr. Luiz Zavarize, nessa época a representatividade da classe varejista de Viamão foi muito disputada pelo Sindilojas de Canoas, mas com a força e a persistência dos empresários Viamoneses, o Sindilojas de Viamão conseguiu a representatividade definitiva.

O próximo a presidir o Sindilojas de Viamão foi o Sr. Fabio Luiz Todesco, do ano de 1996 a 2007. No ano de 1999, após a conquista de novos Associados, o Sindilojas mudou-se para um prédio alugado, deixando assim, o prédio da Acivi.

Na data de 12 de abril de 2007 assumi a presidência do Sindilojas o Sr. Túlio Luis Barbosa de Souza, onde começou uma nova gestão. Na época foram realizadas analises financeiras com objetivo de identificar a situação real da Entidade.

Após analises, por parte da Presidência e seus diretores foram realizadas algumas mudanças, como: retorno do Sindilojas para a sede da Acivi e contratação de mais uma funcionária. Tais mudanças geraram condições para se iniciar uma gestão em busca da excelência.

Nos anos de 2008 e 2009, o Sindilojas recebeu dois troféus que simbolizam a participação e a conclusão do Ciclo no Sistema Excelência de Gestão Sindical - SEGS.

Atualmente a diretoria é composta de 27 empresários eleitos para uma gestão de 3 anos. Fazem parte também da diretoria, empresários que são indicados pelo presidente e demais diretores para representarem a entidade nos bairros, levando ao conhecimento dos empresários de cada região o trabalho desenvolvido pela entidade. No total da base, existem cerca de 1.500 mil empresas do ramo de Comércio Varejista, cadastradas pelo SINDILOJAS DE VIAMÃO, as quais recebem o apoio na realização das Convenções Coletiva e Acordo Trabalhista – Dissídio, definição do Piso Salarial do Comércio, Horário do Comércio, Abertura do Comércio aos Domingos, Campanhas Institucionais, Promoções, Produtos e Serviços, etc.

- Efetivos: São os associados, pessoa jurídica que pertencem a categoria comércio varejista, podem participar das Assembléias Gerais, Diretoria da entidade, votar e ser votado e também usufruir de todos os benefícios.

- Contribuintes: São associados, empresas de outros ramos de atividade e pessoa física que se associam para ter direito a apenas a usar os benefícios, convênios, planos de saúde e demais produtos que o Sindilojas coloca à disposição dos Associados.

MISSÃO

Representados e associados satisfeitos, força de trabalho valorizada, dirigentes com resultados (superávit / auto sustentação) como medida de crescimento, fornecedores com parceria duradoura e responsabilidade sócio ambiental.

VISÃO

Manter o reconhecimento e valorização como entidade atuante na representação sindical atendendo os interesses de sua categoria com sustentabilidade e agregar valor aos representados e associados até 2018.

- Organização

- Responsabilidade

- Ética.

ESTATUTO SOCIAL

(clique aqui)

DIRETORIA

DIRETORIA - GESTÃO 2014/2018 -SINDILOJAS

Presidente: Valter João Cunha
1° Vice: João Cândido Pinheiro Filho
2º Vice: Ivanio Lagni
Vice- Presidente de Finanças e Patrimônio – Flávio Duarte Ribeiro Junior
Diretor de Finanças – Roberto Canquerini da Silva
Vice- presidente Administrativo – Jean Rodrigo de Souza Rosa
Diretor Administrativo – Lirio Cézar Ortiz Bittencourt
Diretor do Conselho de Relação do Trabalho – Adão Luiz Vieira de Aguiar
Vice-Diretor do Conselho de Relações do trabalho – Clódis Rocha da Silva
Diretor do Conselho de Desenvolvimento de Produtos e Serviços – Carine Frohlich
Vice-Diretor do Conselho de Desenvolvimento de Produtos e Serviços – João Gambim
Diretor do Conselho de Formação Empresarial – Rogério Alves Mello
Diretor do Conselho de Eventos e Promoções – Rodrigo Maciel Feijó
Diretor do Conselho de Micro e Pequenas Empresas – Amauri Silva Cunha
Diretor do Conselho de Médias e Grandes Empresas – Geraldino Peixoto

Conselho Fiscal:

César Grassi
Edivaldo Vilaça
Ricardo Kerthoff

Suplentes Conselho Fiscal:

Vitor Hugo Lengler
Cândida Vieira de Aguiar
João Carlos Ramalho

Suplentes

Vitor Cristiano da Cruz Gomes
Fabiane Allem Ribeiro
Jader Niche Machado
Geraldo Luiz de Souza
Reanulfo da Costa Pacheco

Delegados Representantes na Fecomércio:

Túlio Luis Barbosa de Souza
César Grassi

Suplentes

Rogério Alves Mello
Antonio Martim Ribeiro dos Santos

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A CERTIFICAÇÃO DIGITAL

A Certificação Digital é uma ferramenta que permite que aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas eletrônicas de governo, entre outras, sejam realizadas. Os Certificados contêm os dados de seu titular, como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outros, conforme especificado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora.

Com essa tecnologia, os documentos assinados digitalmente possuem a mesma validade jurídica do documento assinado em papel e pode ser utilizad,o com garantia da autenticidade e segurança, em atividades como reconhecimento de firmas, entrega de documentos via motoboy e idas ao banco, por exemplo.

Pessoa Jurídica:

- Emitir notas fiscais eletrônicas;
- Assinar contratos digitais;
- Acompanhar processos legais;
- Consultar e regularizar a situação cadastral e fiscal;
- Emitir certidões;
- Fazer a Redarf;
- Verificar a autenticidade de informações divulgadas na versão online do Diário Oficial da União;
- Entregar o IRPJ, a DCTF, a DIPJ e a PER/DCOMP.

Pessoa Física:

- Declarar Imposto de Renda via internet;
- Consultar e atualizar o cadastro de contribuinte pessoa física;
- Resolver pendências com a Receita Federal;
- Recuperar informações sobre histórico de declarações;
- Assinatura digital para documentos;
- Acompanhar processos legais;
- Acesso a diversos serviços públicos;
- Proteção na troca de e-mails.

CARTÃO SINDILOJAS

CONHEÇAO CARTÃO SINDILOJAS VIAMÃO

VANTAGENS DO ASSOCIADO

CONHEÇA AS VANTAGENS DO ASSOCIADO SINDILOJAS VIAMÃO

QUERO ME ASSOCIAR

CONVENÇÕES COLETIVAS

EMISSÕES DE GUIAS

CONTRIBUIÇÃO ASSISTÊNCIAL

A Contribuição Assistencial está prevista no artigo 8º da Constituição Federal. O valor e a forma de cobrança são deliberados em Assembleia Geral específica e fixados no acordo Coletivo de Trabalho firmado entre Sindilojas Viamão e o pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Viamão – SINDEC.

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

Recolhida sempre uma vez ao ano, a Contribuição Sindical é determinada pelos artigos 578 e seguintes da Consolidação das Leis Trabalhistas. Seu recolhimento é efetuado sempre no mês de janeiro de cada ano, ou para os que venham a estabelecer-se após este mês, na ocasião em que requeiram às repartições o registro ou a licença para o exercício da respectiva atividade.